Assine Nosso Feed!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Receba Todos os Nossos Artigos Automaticamente em Seu E-mail
  • Tenha a Exclusividade de Receber Boletins do Nosso Blog
  • Inscrever-se no feed do Nosso Blog é Fácil, Rápido e Seguro
  • Ajude a fazer Nosso Blog Crescer!!!


  • 10 de dezembro de 2012

    Planejamento: O primeiro passo para criar um blog

    Tudo projeto de vida precisamos planejar antes de executar para ocorrer tudo certo no futuro, e com blogs não é diferente, como qualquer projeto planejar é o início de um grande sucesso na internet, e no artigo de hoje falaremos de alguns pontos importantes que precisamos analisar antes de criarmos um blog ou site abaixo alguns pontos que precisamos seguir.


    Escolha uma plataforma:


    Existem várias plataformas de criação de blogs, as mais conhecidas são Blogger e Wordpress, muitos ainda acham que para criar um blog de sucesso com qualidade profissional e com melhores técnicas de SEO a melhor plataforma é o Wordpress,  mas o Blogger este ano de 2012 teve um crescimento absurdo em relação a isso e não podemos esquecer que pertence ao GOOGLE o maior buscador do mundo, para começar um projeto recomendo o Blogger não por ser apenas uma plataforma totalmente gratuito mas também fácil de editar, é uma ótima plataforma para iniciantes.

    Defina um nome e um domínio.



    Depois de escolher a plataforma precisamos escolher um nome e o domínio, o nome será a indentidade de seu blog, antes da pessoa entrar nele saberá que tipo de assunto ele se trata, como por exemplo [ Tecnologia Blogger], antes de você entrar aqui no blog sabia que se tratava de assuntos relacionados a plataforma Blogger, a escolha de um nome pode ser mais difícil para determinado nicho do seu blog, para metablogs, existe vários concorrentes e escolher o nome referente ao assunto que seja disponível e único pode ser algo mais complicado, já para outros nicho como blogs de humor é algo mais fácil, precisa apenas da criatividade. Independentemento do nicho devemos escolher um nome simples para os buscadores e fácil de ser lembrado.

    Escolhendo o nome e o nicho, ou seja o assunto que irá tratar em seu blog é preciso um domínio próprio, plataformas como o blogger vem do domínio gratuito como (blogspot.com) já no Worpress é (Wordpress.com), e domínio próprio é apenas NOME-DO-BLOG.com, .net, .com.br e por ai vai.
    Antes não tinha muita importância se usava um domínio gratuito ou próprio, já nesse ano os buscadores não estão dando muito espaço aos gratuitos e por isso é preciso ficar esperto, para não perder suas visitas,

     Veja como registrar e configurar um domínio próprio no Uol Host

    Escolha seu layout.


    Layout é a aparência do blog, e precisamos escolher bem, é algo muito importante pois a primeira aparência é a que fica, existe alguns pontos importantes que devemos seguir para escolha quase perfeita já que naum existe perfeição,

    • Templates claros
    • Poucas cores
    • Organizado
    • Fácil de navegar
    Existem alguns templates gratuitos com aparencia de profissionais como :

    Precious Blogger templates
    Template EsOne

    Conteúdo de qualidade.


    Depois de definir a plataforma, nome, e layout chega o ponto mais importante na minha opinão , Ao produzir um conteúdo de qualidade começará ganhar um trafego bacana, com mençoes de outros blogs para seus artigos, os leitores poderar indicar para os amigos nas redes sociais trazendo novas visitas, escrevemos não só para nós, mas sim para várias pessoas que visita diariamente o blog e para os motores de busca.

    Peço para você comentar sobre o que achou do artigo e me contar se seguiu algum desses passos na produção de  seu blog! Lembre-se, planejar com estratégia pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu blog!

    12 comentários:

    1. Belo Post,vai ajudar muita gente que ta começando com seu Blog,assim como eu,sempre vejo as dicas do TB,posts com boa qualidade e bem claros,parabens ^^

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Tyler, fico feliz em saber que meus artigos estão sendo úteis para você e os leitores do TB, muito obrigado pelo seu comentário.

        Abraços

        Excluir
    2. Excelente artigo!

      De fato se nós fizermos todos esses passos antes de se criar um blog não teremos problema algum para levar esse nosso projeto adiante. Pois com o pulo de algum desses passos pode fazer com que o blog não tenha um bom futuro pela frente!

      Até!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gustavo, realmente é indispensável qualquer um desses pontos, para todos que deseja um blog profissional e com reconhecimentos na blogosfera, agradeço pela sua opinião.

        Fico feliz que tenha participado aqui no TB,
        Grande abraço e tenha uma ótima semana. ;)

        Excluir
    3. Olá Juliano,

      ótimo artigo, realmente o planejamento é essencial para conseguir sucesso na blogosfera, gosto muito de planejar as coisas, meu blog foi ao ar, eu ja tinha 16 artigos criados e agendados, o planejamento é fundamental, ótima dica.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Claudio,

        Ótima dia ;), eu também criei alguns artigos antes de finalizar meu blog, foi essencial para tranquilizar no dia seguinte, admiro muito o jeito que administra seu blog e trago de inspiração na criação dos meus artigos fico feliz em saber que tenha gostado, muito obrigado pela participação.

        Grande abraço, :D

        Excluir
    4. Olá Juliano.

      Excelente artigo, realmente todas essas partes de um blog são de grande importância para criação de um blog de sucesso, acredito que quando planejamos a criação de um blog, fazemos com que ele tenha um futuro bem sucedido e tudo que você citou neste artigo, realmente faz isso.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Herlan, planejamento é muito importante em qualquer projeto na vida, e no blog nao é diferente, tentei mostrar neste artigo, pontos importantes que muitos rejeitam quando inicia um blog, eu mesmo cometi varios erros assim anos atrás e quero alertar muitos não cometerem o mesmo erro, fico feliz que tenha gostado, muito obrigado pela participação.

        Grande abraço.

        Excluir
    5. Olá Juliano, eu confesso pra ti que todos os meus blogs vieram sem planejamentos. O Desenvolvendo Web por exemplo, veio de sem planejamento algum (exemplo disso é o nome), mais depois de alguns dias senti a necessidade de planejá-lo e foi isso que eu fiz.

      Suas dicas são excelentes, hoje procuro planejar bem as coisas, mais é bem difícil, pois sou meio maluco.

      Abraços Juliano.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jackson,

        Eu resolvi planejar o TB pelo motivo de ter falhado nos últimos projetos, mas quando a pessoa inicia um blog já com conhecimentos suficientes assim como você, não tem muita dificuldade em desenvolver seus projetos, agradeço muito sua participação,

        Abraços.

        Excluir
    6. O blog de vocês está de parabéns o conteúdo e muito bom, gostei muito já estou até seguindo. Eu também tenho um blog peço que se possível me siga também e curta minha Fan Page http://www.maisword.com/

      Desde já agradeço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Erico, fico feliz que tenha gostado, muito obrigado pela visita e comentário
        Abraços

        Excluir