Assine Nosso Feed!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Receba Todos os Nossos Artigos Automaticamente em Seu E-mail
  • Tenha a Exclusividade de Receber Boletins do Nosso Blog
  • Inscrever-se no feed do Nosso Blog é Fácil, Rápido e Seguro
  • Ajude a fazer Nosso Blog Crescer!!!


  • 13 de fevereiro de 2013

    Faça backup completo do seu blog

    Para muitos este artigo pode parecer tosco  mas para mim não é, fazemos tantas coisas complexas em nossa vida que esquecemos das coisas mais simples e que pode fazer muita diferência, no blog é a mesma coisa aprendemos tanta modificações e personalizações das mais fáceis até as complicadas, e nunca falamos em proteção, fazer backup de todo o blog, ou seja posts, imagens, templates e etc...

    Melhor previnir do que remediar. Cresci ouvindo isso da minha vó e vocês com certeza deve ter escutado em algum lugar, hoje agradeço a ela porque me rendeu um artigo.

    Há buatos que um blog uma vez hospedado na plataforma Blogger.com não é totalmente do autor e sim do Google e se não estiver de acordo com os termos de uso poderá ser apagado sem ter uma segunda chance, claro que não precisa se preocupar isto são apenas boatos,  mas como diz minha vó melhor previnir do que remediar.

    Como fazer o backup das artigos, páginas e imagens?


    Vá em Configurações >> Outros >> e clique em exportar  blog,  irá aparecer uma nova janela basta clicar em fazer download, e será baixado um arquivo no formato XML com todos os detalhes do seu blog, o arquivo baixado pode ser usado no Wordpress ou outra plataforma.


    Backup do Template.

    Para fazer o bachup do template simples também basta ir em modelos >> Fazer Backup/Restaurar depois clique em fazer download, assim como o backup anterior será baixado o arquivo no formato XML mas como se trata em template não poderá ser usado no Wordpress ou outra plataforma que não seja Blogger.


    É isso, se algo acontecer com seu blog, poderá recuperar todo trabalho de volta só não esqueça de deixar sua opinião.

    6 comentários:

    1. Olá Juliano.

      Ficou muito bom o tutorial, será com certeza muito útil para quem estar inciando a utilizar da plataforma blogger.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Backup é uma das coisas que são deixadas de lado por muitos blogueiros iniciantes, eu mesmo nunca liguei pra isso e percebi que era um erro grande que cometia, espero que este artigo possa ajudar muitos outros blogueiros, fico feliz que tenha gostado e muito obrigado pelo seu comentário.

        Grande Abraço!

        Excluir
    2. Olá Juliano, muitos deixam os backups de lado e não se importam muito com eles. Seu tutorial está bem esclarecedor e espero que ele venha ajudar a muitos.

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jackson,

        Realmente é algo deixado de lado e criei este artigo para incentivar muitos blogueiros, espero que possa ajudar os mesmo, muito obrigado pela participação,

        Grande Abraço. =D

        Excluir
    3. Olá Juliano,

      sem dúvida é um dica essencial, já publiquei um artigo sobre isso no PB, creio que o backup deve fazer parte da rotina de cada blogueiro, dependendo da frenquência de postagens, recomendo que seja feito pelo menos uma vez por semana.

      Parabéns pelo artigo.

      Abraço e sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Claudio,

        Não cheguei a ver o seu artigo mas com certeza deve ser ótimo pelo trabalho que faz e concordo com você, devemos fazer com mais frequência uma vez por semana é o ótimo para não ocorrer algum transtorno mais tarde,

        Muito obrigado pela participação.
        Grande abraço!

        Excluir